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Guia alimentar para a saúde do coração.

A alimentação saudável é indispensável para a prevenção e tratamento de doenças, inclusive as do coração.
Com as recomendações abaixo, você terá uma alimentação equilibrada e saudável.

APRENDENDO SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE GORDURAS:

Saturadas: são aquelas que promovem o aumento dos níveis de colesterol. São encontradas principalmente nas gorduras das carnes, leite integral e seus derivados, biscoitos recheados, croissants, tortas, sorvetes cremosos, coco, gordura de coco e azeite de dendê.

Polinsaturadas: são aquelas que não promovem o aumento do colesterol. São encontradas em alguns óleos vegetais ( soja, milho, girassol ) e margarinas cremosas, e estão presentes também na gordura de alguns peixes ( cavala, arenque, truta, sardinha ).

Monoinsaturadas: Também não promovem o aumento do colesterol. São encontradas principalmente no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e abacate.

Gordura Trans: Outro tipo de gordura que aumenta o colesterol. Os alimentos ricos em gordura trans são as margarinas em tabletes de consistência dura, gorduras industriais utilizadas na preparação de sorvetes, chocolates, cremes, molhos prontos, maionese e algumas sobremesas cremosas e gordura hidrogenada utilizada para frituras.

Colesterol: O colesterol presente nos alimentos interfere nos níveis de colesterol no sangue. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

Triglicérides: É um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis elevados pode estar associado ao consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos ( açúcar, mel, bolos, doces em geral, chocolates, balas, refrigerantes, pães, massas, tortas, fubá e farinha ). A bebida alcoólica também deve ser evitada.

DICAS IMPORTANTES

1. Inclua fibras na alimentação: cereais matinais sem açúcar, verduras, frutas, legumes e leguminosas ( feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico ).
2. Alterne carnes vermelhas magras com peixes e aves durante a semana.
3. Evite frituras e alimentos gordurosos.
4. Controle o consumo de massas, pães e cereais, evite consumir dois tipos destas na mesma refeição. Exemplo: arroz com macarrão, batata com arroz, pão nas refeições.
5. Não esqueça de tomar líquidos durante o dia.
6. Elabore sua refeição bem colorida e variada – exemplo: arroz, feijão, alface, cenoura ralada, frango com cebolinha, suco de goiaba e gelatina de abacaxi.
7. Utilize óleos vegetais em pequenas quantidades no preparo dos alimentos.
8. Sempre que possível, pratique atividade física ( nunca em jejum ).
A seguir apresentamos uma lista que contém os alimentos que devem ser evitados
e todos os alimentos a serem consumidos para uma alimentação saudável.

EVITE
• Leite integral ( tipos A e B )
• Iogurtes
• Manteiga
• Creme de leite
• Chantilly
• Queijos amarelos (prato, mussarela, parmesão)
• Requeijão, Cream Cheese
• Maionese
• Gema de ovo, ovo de codorna
• Carnes gordas ( cupim, costela, etc. )
• Embutidos ( salsicha, lingüiça, mortadela, salame, etc. )
• Aves com pele
• Miúdos ( fígado, rim, coração, miolo, pé e moela )
• Frutos do mar ( camarão, lula, marisco, lagosta )
• Bacon e torresmo
• Frituras e preparações à milanesa e à dorê
• Pão doce, pães recheados, folhados, croissant
• Biscoitos recheados, amanteigados e waffle
• Legumes com cremes, gratinados e à dorê
• Frutas carameladas, com leite condensado ou doces de frutas em calda
• Refrigerantes
• Sucos artificiais
• Chocolate, doces caseiros, bolos recheados, pudim, quindim, doces com coco, etc.
• Balas
• Açúcar, mel, açúcar mascavo

PREFIRA
• Leite semi desnatado ou desnatado
• Iogurte desnatado e light
• Margarinas cremosas ou lights
• Creme de leite light
• Iogurte desnatado batido
• Queijo branco magro ou frescal, ricota e cottage
• Requeijão e cream cheese light
• Maionese light
• Clara de ovo
• Carne magra ( coxão mole e duro, patinho, lagarto, músculo, etc. )
• Peito de peru e chester
• Frango, peru e chester sem pele
• Carnes magras, aves e peixes
• Peixes ( sardinha fresca, pescada, merluza, salmão, atum, linguado, etc. )
• Cozidos, ensopados e grelhados
• Pães integrais, pão de aveia, pão francês, pão light, pão sírio, etc.
• Biscoitos integrais, água e sal e cream cracker
• Verduras cruas e frescas, legumes cozidos no vapor ou preparado na margarina (sauté)
• Frutas frescas, com iogurte desnatado batido, doces dietéticos e salada de frutas
• Refrigerantes diet e/ou light
• Sucos naturais com adoçante e sucos diet
• Barra de cereais diet, gelatina diet, pudim diet, goiabada diet.
• Balas diet
• Adoçantes ( ciclamato, sacarina, aspartame, stévia ).


Fonte: III diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e Diretrizes de Prevenção da Arterosclerose do Departamento de Arterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

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