Artigos

Medicina psicossomática

Organismo humano é composto pela parte orgânica que chamamos de soma e pela parte mental que chamamos de psique. As duas partes funcionam integradas uma influindo na outra. Doença somática causa reações psíquicas como medo, depressão, angustia, etc.. A parte psíquica comanda todos os orgões do soma determinando problemas como por exemplo o estresse, tenção e outras conseqüências.

Quando tratamos um paciente temos que ver qual a participação de uma parte ou da outra, em outras palavras se a enfermidade é somática ou psíquica ou com participação das duas partes.

Devemos fazer avaliação correta da participação de uma parte e da outra, bem como a origem da doença, ou seja, se a doença se originou no soma ou na psique. Por exemplo: o paciente hipertenso, que é uma doença somática, acaba tendo preocupações em função disto.

O mesmo acontece com todas as doenças somáticas aponto de algumas delas serem curadas, mas o paciente continua sentindo como se ela não tivesse curada então temos que tratar a parte psíquica, como é o caso da hemorróida onde o doente deprimido fica curado da mesma forma que o doente não deprimido, mas continua queixando se, como se não estivesse curado.

As doenças psíquicas como a depressão fazem com que o paciente transforme qualquer dor banal em doença grave geralmente é difícil convencê-lo de que não era nada.
Isto é medicina psicossomática.

Dr Jose C Togni

Conheça o Clube Cardoso Marques!