Artigos

Acredita que a saúde e bem estar passam por um cuidado com pele

Acredita que a saúde e bem estar passam por um cuidado com pele, desde a prevenção de doenças prevalentes como o câncer, até a manutenção de uma pele bonita e atraente. Segundo a doutora, uma pele saudável é uma pele protegida, hidratada e bonita!



Cabelos e unhas são anexos cutâneos, ou seja, fazem parte da nossa pele. Por isso, alterações destes sõa reconhecidas e tratadas pelo DERMATOLOGISTA. Abaixo, a Drª Luciana responde algumas perguntas e explica sobre alguns aspectos relacionados a saúde dos cabelos.



Cabelo bonito é sinal de saúde?
Sim. Os fios sedosos e brilhantes podem ser resultado não apenas do cuidado estético, mas do equilíbrio no organismo. Já a queda de cabelo, o enfraquecimento, o ressecamento ou a oleosidade excessiva podem ser prenúncio de algum problema de saúde. Portanto, vale ficar atento aos sinais e aos sintomas apresentados pelos cabelos e não demorar a buscar orientação médica.



Quais são os cuidados com a saúde dos cabelos?
A saúde dos cabelos também se faz com ações diárias e preventivas. E cada tipo exige um cuidado especial com produtos adequados às suas necessidades: controle de oleosidade, hidratação, anticaspa etc. É importante evitar altas temperaturas na água e uso excessivo de secadores e chapinhas. Na hora de pentear, o ideal é optar por pentes de dentes grossos e separados, que agridem menos os fios.



Além dessas atitudes simples, é importante investir em uma alimentação adequada e rica em nutrientes. As vitaminas A e B, o ferro, as proteínas animais e os aminoácidos contribuem para a saúde geral do organismo e também para o equilíbrio dos fios. "A falta de vitaminas, se for intensa, chega a afetar a saúde dos cabelos; já a desnutrição e a anemia graves e as dietas malconduzidas podem aumentar a queda, levando à diminuição de densidade dos cabelos".



Além dos efeitos internos do organismo, os cabelos sofrem com as condições externas, sejam elas climáticas ou cosméticas. Durante o verão, o sol que bronzeia o corpo agride o cabelo, alterando sua coloração e ressecando os fios. Os cabelos tratados quimicamente (tintura, alisamentos, descoloração) são ainda mais sensíveis à exposição solar, podendo gerar enfraquecimento e alteração de cor e até mesmo precipitar um aumento de queda.

Para evitar problemas, quem usa tintura ou faz descoloração ou alisamento deve investir em tratamentos para hidratação capilar e às vezes lançar mão de cremes hidratantes com fator de proteção solar. Ainda vale investir num chapéu.

Queda de cabelos - quando devo me preocupar?
Todas as células do nosso corpo passam por um processo de nascimento, crescimento e morte, e com o cabelo não é diferente. Isso quer dizer que cada fio de cabelo está em uma fase de crescimento diferente (até porque se todos estivessem na mesma fase ficaríamos carecas a cada ciclo) e até certo ponto a queda pode ser considerada normal.

Dra. Luciana Rosa Grando
Dermatologista
CRM 32027/ RQE 24569
Centro Clínico JWM


Visite seu Dermatologista!


Conheça o Clube Cardoso Marques!