Artrose - Desgaste das Articulações.

O desgaste das articulações, mais conhecido como ARTROSE ou OSTEOARTRITE, é a forma mais comum de reumatismo.

O que é Artrose?
A Artrose é um doença que se caracteriza pelo desgaste de cartilagem articular. A artrose pode ser dividida em primaria (quando não existe uma causa conhecida) e secundaria (quando uma causa conhecida é detectada). As causas da artrose secundaria são inúmeras, desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvio de direção (valgo ou varo), até alterações de metabolismo.

Quem pode sofrer de Artrose?
É uma doença que pode acometer praticamente em todas as faixas etárias da vida adulta.
Geralmente se torna evidente partir dos 30 anos de idade. Estima-se que cerca de 35% das pessoas sofrerão de um grau de desgaste articular nessa idade, a grande maioria sem apresentar sintomas. Aos 50 anos aumenta muito a sua prevalência e após os 70 anos 85% dos indivíduos terão alterações do Rx, embora somente 30% a 50% sofrerão de dores crônicas. Tanto mulheres como os homens são atingidos pelo desgaste articular. As mulheres são mais atingidas nas mãos, joelhos e coluna vertebral. Já os homens sofrem mais de artrose na bacia(articulação coxo-femoral).

Quais os sintomas?
Antes da dor, os pacientes com artrose podem reclamar de desconforto articular ou ao redor das articulações e cansaço. Posteriormente, aparece dor, e mais tarde, deformidades e limitação da função articular. Alguns pacientes queixam-se de rigidez articular com dor leve, que dura alguns minutos, geralmente ao levantar pela manha ou quando permanecem sentados por muitos minutos.
A inflamação pode produzir aumento liquido intra-articular (sinovial). Nessas situações a dor aumenta, os movimentos ficam mais limitados e a palpação articular evidencia calor local além da presença do derrame. Em casos extremo, os pacientes necessitam fazer uso de bengalas ou muletas. Os exercícios físicos sem carga como natação e hidroginástica, fisioterapia, diminuição do excesso de peso, parar de fumar e uso de medicações analgésicas e antiinflamatórias são algumas das condutas adequadas para melhorar a dor provocada pela artrose e diminuir a velocidade de progressão da doença.
Em alguns pacientes jovens com doença moderada, podem estar indicados procedimentos cirúrgicos, como as Osteotomias, que transferem a carga da articulação com objetivo de diminuir a dor. Em pacientes com mais idade, com doenças avançadas e que não obtém alivio com os tratamentos não cirúrgicos , as próteses de substituição da articulação estarão indicadas, sendo essas individualizadas para cada caso.

Como tratar a Artrose?
A artrose não tem curva e é uma doença degenerativa progressiva, ou seja, tende a piorar com o passar dos anos. Entretanto, é possível diminuir a dor e a rigidez nas articulações, e também melhorar os movimentos. O tratamento é individualizado para cada caso e depende da gravidade da situação, da natureza dos sintomas, da idade e da atividade do paciente.